Plano de Curso

Blog de cienciasdo8ano :Ciências do 8 ano - Conhecendo o Corpo Humano, Plano de Curso

Plano de Curso • Identificação: O Corpo Humano Disciplina: Ciências Professora: Patricia Visgueiro Ano: 8º ano Período: II semestre-20011 • Ementa; Sinopse da disciplina: A ciência compreende um acervo de conhecimento relevante para se viver, compreender e atuar no mundo contemporâneo, a história da ciência está relacionada e integrada à história da humanidade. Isso remete ao entendimento de que o processo de produção de conhecimento, que caracteriza a ciência e a tecnologia, constitui uma atividade humana coletiva sócio-histórico-econômica. Ou seja, a produção científica é contextualizada em determinado tempo e lugar sob uma conjuntura política e cultural específica.E não se pode ignorar que nesse processo também se imprimem influências da história pessoal - subjetividade e criatividade - do cientista, o que justifica que as explicações de mundo e as teorias delas resultantes apresentem diferentes abordagens do fenômeno científico. • Objetivos: I. Reconhecer o ser humano como uma das espécies integrantes de ecossistemas da Terra; II. Compreender a sexualidade em sua dimensão plural, condicionada por fatores biológicos, culturais e sociais; III. Compreender o funcionamento integrado dos sistemas que desempenham as funções de nutrição; IV. Compreender a produção de matéria e energia e também a eliminação dos resíduos e excessos dessa produção; V. Identificar os sistemas sensorial, nervoso e endócrino como sistemas que permitem integrar os seres vivos entre si e promover a interação deles com o meio ambiente; VI. Compreender o funcionamento e a integração dos sistemas ósseo e muscular com os demais sistemas; VII. Reconhecer a importância da locomoção para a sobrevivência da espécie humana. • Conteúdos: I. Sistema Circulatório ( Órgãos e funcionamento ); II. Órgãos dos sentidos ( Estrutura e funcionamento dos órgãos dos sentidos ); III. Sistema Nervoso ( Neurônios, estrutura do sistema nervoso e ações involuntárias); IV. Sistema Endócrino ( As glândulas endócrinas e as suas funções ); V. O ambiente Urbano (Crescimento urbano, Estações de tratamento da água, Estações de tratamento de esgoto, O lixo da cidade e a poluição do ar ). • Metodologia: Trabalhos individuais e em grupos; Leitura e interpretação de textos; Atividades lúdicas. • Avaliação: Os instrumentos de avaliação comportam, por um lado, a observação sistemática durante as aulas sobre as perguntas feitas pelos estudantes, as respostas dadas, os registros de debates, de entrevistas, de pesquisas, de filmes, de experimentos, os desenhos de observações, etc; por outro lado, as atividades específicas de avaliação, como comunicações de pesquisas, participação em debates, provas dissertativas ou de múltipla escolha. • Bibliografia Básica: Santana, Olga Aguiar; Fonseca, Anibal. Ciências Naturais. São Paulo: Saraiva. 3º edição- 2009 Pereira, Ana Maria; Santana, Margarida; Waldhelm, Mônica. Perspectiva Ciências. 1º edição, São Paulo, 2009. Editora do Brasil.

sexta 09 setembro 2011 04:32 , em Plano de Curso



Nenhum comentário Plano de Curso



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.211.219.178) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para cienciasdo8ano

Precisa estar conectado para adicionar cienciasdo8ano para os seus amigos

 
Criar um blog